.

.

Um setelagoano rumo ao incerto

Você já pensou em colocar a mochila nas costas e sair rumo ao desconhecido? Talvez muitos já tenham pensando em fazer essa "loucura", mas falta coragem e determinação. Sentimentos que sobram no setelagoano Walter Andrade Parreira e em sua esposa.

Psicólogo, psicoterapeuta e professor, ele lança hoje (22/11), no Casarão, às 20 horas, o livro "Tawé - Nação Munduruku - Uma Aventura na Amazônia" onde conta toda a sua história.

Década de 70. O Brasil está mergulhado nos anos de chumbo com o período mais duro e repressivo da ditadura militar. À frente do país, o general Emílio Garrastazu Médici coloca em execução a mais severa política de censura. Do outro lado, a juventude vive o engajamento político, a resitência e a luta contra o militarismo. Foi nesse ambiente que o então estudante de Psicologia dirigiu-se rumo ao incerto.

Depois de alguns atropleos, o jovem casal de 24 anos alcançou a Floresta Amazônica em um Catalina da FAB remanescente da Segunda Guerra Mundial. Ao chegar à Missão pelas mãos da madre Dionila, partiram selva adentro em uma canoa conduzida por Tawé, cacique dos índios Munduruku. Conhecidos como os "Cortadores de Cabeças", decapitavam os inimigos, mumificavam suas cabeças e as penduravam em paus em torno de suas aldeias.

Mas do que contar o percusso da viagem, o autor com uma linguagem acessível e que prende o leitor do ínicio ao fim, trabalhacom deliciosas metáforas. A intertextualidade também faz parte de todo o livro. Em vários momentos, suas aventura navega também pelos textos de outros autores. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas.

(Diário Boca do Povo - Sete Lagoas, MG - 22/11/06)

.


Todos os Direitos Reservados © Walter Andrade Parreira
.