.
Ler Para Crer:
"Tawé - Nação Munduruku, Uma Aventura na Amazônia"
Gemma Lanza
Esta é a história de uma aventura: uma viagem em direção ao desconhecido. O autor e sua companheira partiram de sua cidade sem definir um lugar para chegarem, sem im porto final para ancorarem. Sem saber aonde iriam nem como iriam. A única escolha, a única decisão: pôr o pé na estrada e deixar que ela os levasse. A estrada construiria o destino, ela apontaria o rumo... ela própria o caminho.
Era janeiro de um ano da década de 70 e o imponderável os levou ao coração da Amazônia, a um impensável encontro com os índios Mõnjoroko, os Munduruku, os "Cortadores de Cabeças". Em uma viagem pela floresta e pelos rios com Tawé - o tuxaua, chefe ou referência de sabedoria e de comando dos Mõnjoroko -, eles chegam a um lugar onde o homem branco não havia ido, vivem o modo primitivo de luta pela sobreviência dos filhos-d-sol e dos filhos-da-lua (as duas linhagens Mundurukus) e testemunham uma forma de relação com a natureza e com o ser humano que a nossa civilização desconhece.
Este livro relata os acontecimentos que conduziram aquela viagem sem destino à supresa, à beleza e aos desafios de uma inimaginável experiência pela selva e pelouniverso indígena, experiência que se constitui sem dúvida, em uma exaltação e uma celebração do melhor e mais autêntico espírito de aventura, tão raro em nosso mundo de hoje.
"Tawé - Nação Munduruku, Uma Aventura na Amazônia", do setelagano Walter Andrade Parreira foi lançado quarta-feira, dia 22, no Centro Cultural Nhô Quim Drummond, e pode ser adquirido na Opte Livros.
(Jornal do Centro de Minas - Sete Lagoas, MG -
24/11/06)
.
Todos
os Direitos Reservados © Walter
Andrade Parreira
.
|